Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ruas do Porto no mundo

Plataforma digital reúne produtos de várias lojas portuenses

Flávia Barbosa

Já alguma vez pensou em adquirir produtos típicos do Porto mas não tem como se deslocar até à cidade? Os portes de envio tornam o artigo desejado mais caro? No Porto, uma plataforma online, "Ruas do Porto", agrupa lojas de comércio portuense e dá, em simultâneo, resposta a estas questões.

Ricardo Salgado, responsável pelo projeto, nasceu e cresceu no Porto. Conhece bem as ruas e lojas da cidade, bem como o potencial dos produtos.

"A ideia surgiu naturalmente. Decidi conciliar os meus conhecimentos de web-design e criar uma plataforma onde as lojas de comércio tradicional das ruas do Porto pudessem mostrar os seus artigos ao mundo. Isto sem qualquer custo para eles", adiantou ao Expresso.

O "Ruas do Porto" reúne para já as lojas Oporto Fragrance, Ducado Jóias, Laroca e Illustrart. Espera-se que todos os dias sejam acrescentadas novas lojas à aplicação.

A Rua do Almada, a Rua do Rosário e a Rua 31 de Janeiro foram as primeiras a envolver-se no projeto. Atualmente, afiança Salgado, há lojas de mais quatro ruas a querer pertencer ao "Ruas do Porto". A Rua de Cedofeita e a Praça do Bom Sucesso integram o círculo de interessados.

Os portes de envio de qualquer produto, independentemente do peso ou dimensão, são gratuitos para o território português. Ricardo espera em breve disponibilizar o "Ruas do Porto" aos consumidores internacionais.

Todo o investimento no projeto foi feito por Ricardo, que pretende tornar o projeto numa "referência para o público".