Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Portugal tem novo cardeal: Manuel Clemente

No dia 6 de julho de 2013, D. Manuel Clemente substituiu D. José Policarpo à frente do Patriarcado de Lisboa

Rui Duarte Silva

D. Manuel Clemente vai assumir o cargo de cardeal no próximo dia 14 de fevereiro, numa cerimónia no Vaticano, divulgou este domingo a Santa Sé.

O Papa Francisco nomeou esta manhã 15 novos cardeais, incluindo D. Manuel Clemente, atual patriarca de Lisboa. O título será atribuído no próximo dia 14 de fevereiro, numa cerimónia que decorrerá no Vaticano.

O futuro cardeal patriarca de Lisboa integra uma lista de novos cardeais eleitores oriundos de 14 países, da qual faz parte também D. Arlindo Furtado, bispo cabo-verdeano da ilha de Santiago. É a primeira vez que é nomeado um cardeal de Cabo Verde, assim como cardeais de Tonga e Myanmar, o que demonstra a vontade do Papa Francisco em diversificar os representantes da Igreja Católica.

Entre os cinco cardeais não-eleitores encontra-se outra figura lusófona, D. Júlio Duarte Langa, bispo emérito de Xai-Xai, em Moçambique.

O bispo de Toga, Soane Patita Paini Mafi, de 53 anos, é o cardeal mais jovem eleito pelo Papa Francisco, enquanto o arcebispo Pimiento Rodriguez, de Manizales, na Colômbia, 95 anos, será o cardeal mais velho, refere a Rádio Vaticano.

Universalidade da Igreja Católica

"Os homens da Igreja chegam de todos os continentes, o que demonstra o empate absoluto que a igreja de Roma encontra nas igrejas no mundo", declarou esta manhã o Papa Francisco na Praça de São Pedro, anunciando ainda que nos dias 12 e 13 de fevereiro se reunirá com todos os cardeais para refletirem sobre as orientações e propostas para a reforma da Cúria Romana.



Segundo a agência Ecclesia, trata-se do segundo consistório do atual pontificado, depois de terem sido criados 19 cardeais - 16 eleitores - a 22 de fevereiro de 2014.

Aos cardeais eleitores compete a escolha do Romano Pontífice, mas "qualquer cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente", de acordo com a mesma fonte.

Um ano e meio à frente do Patriarcado de Lisboa

No dia 6 de julho de 2013, Manuel José Macário do Nascimento Clemente assumiu a liderança do Patriarcado de Lisboa, na Sé, depois de D. José Policarpo pedir a resignação.

Em fevereiro de 2007, foi nomeado Bispo do Porto, tendo sido vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Natural de Torres Vedras, D. Manuel Clemente nasceu a 16 de julho de 1948, tendo-se licenciado em História na Faculdade de Letras. Em 1973 deu entrada no Seminário Maior dos Olivais, doutorando-se em teologia histórica quase 20 anos depois.

Em 2009, D. Manuel Clemente foi o vencedor do Prémio Pessoa.