Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Órgãos de Mafra tocam pela primeira vez em 200 anos

Os seis órgãos do Palácio de Mafra tocam hoje e amanhã em simultâneo, pela primeira vez em mais de dois séculos. Clique para saber pormenores e para ouvir algumas músicas.

José Cardoso (www.expresso.pt)

Os seis órgãos da Basílica do Convento de Mafra tocam hoje e amanhã em conjunto, pela primeira vez desde há 203 anos.  Os seis órgãos, um conjunto único em todo o mundo, estiveram a ser restaurados durante 11 anos, sob a supervisão do mestre organeiro Dinarte Machado. O custo dos trabalhos, suportados por um banco, ascenderam a mais de um milhão de euros.

Concebidos e construídos para serem tocados em conjunto, os seis órgãos têm um total 12 mil tubos e o nome de cada um deles está associado à capela onde se encontra instalado: Evangelho, Epístola, Sacramento, S. Pedro de Alcântara, Conceição e St.ª Bárbara.

O primeiro concerto realiza-se hoje, sábado 15 de Maio, às 21h00. O segundo será amanhã, domingo 16 de Maio, às 18h00. Os bilhetes para o concerto, que é gratuito, podem ser levantados na bilheteira do Palácio Nacional de Mafra até uma hora antes de cada concerto (Tel. do palácio: 261 817 550)

Clique para ouvir Fuga sexti toni nr.7, de Johann Pachelbel

Clique para ouvir Vom Himmel hoch da kommich her, de Johann Pachelbel