Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Soares Carneiro

Antigo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e candidato presidencial em 1980, o general Soares Carneiro morreu esta manhã, aos 86 anos.

Carlos Abreu e Paulo Luís de Castro

Morreu esta manhã o general Soares Carneiro. Tinha 86 anos. O militar encontrava-se internado no Hospital das Forças Armadas, tendo o óbito ocorrido na sequência de uma infeção respiratória, por volta das 7 horas, informa o Exército em comunicado.

António da Silva Osório Soares Carneiro nasceu na freguesia de Custóias (concelho de Matosinhos), a 25 de janeiro de 1928, tendo ingressado na Escola do Exército (atual Academia Militar) em 1947, onde concluíu o curso de Infantaria dois anos depois.

Foi candidato presidencial nas eleições de 1980, apoiado pela Aliança Democrática (coligação PPD/PSD, CDS e PPM), tendo perdido esse combate para outro militar, Ramalho Eanes, que garantiu a reeleição. 

De 29 de março de 1989 a 25 de janeiro de 1994, durante um dos Governos liderados por Cavaco Silva, foi chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

O corpo do general Soares Carneiro estará em câmara ardente a partir da 12h30 de quarta-feira, na Capela da Academia Militar, em Lisboa. O funeral realiza-se quinta-feira, dia 30, pelas 15h30, para o Cemitério do Alto de São João,  onde ficarará sepultado no talhão da Liga dos Combatentes.