Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu o realizador chileno Raúl Ruiz (vídeo)

Último filme de Raúl Ruiz, "Mistérios de Lisboa", rodado totalmente em Portugal, foi um sucesso de bilheteira na primeira semana de exibições em Nova Iorque.

O realizador chileno Raúl Ruiz morreu hoje, vítima de doença prolongada, anunciou a produtora cinematográfica Clap Filmes, responsável pela última obra do cineasta, rodada em Portugal, "Mistérios de Lisboa". Tinha 70 anos.

De acordo com um comunicado da produtora, a cerimónia fúnebre realizar-se-á a 23 de agosto, às 10h30, na Igreja Saint-Paul, em Paris. O corpo do cineasta será sepultado no Chile. 

O último filme de Raúl Ruiz, "Mistérios de Lisboa", rodado totalmente em Portugal, estreou-se a este mês em Nova Iorque e em Los Angeles, nos EUA, estando ainda prevista a estreia noutras 15 cidades, entre elas Filadélfia, Chicago, São Francisco, San Diego, Seattle e Denver.

A distribuidora nos Estados Unidos, Music Box Films, considerou o filme um sucesso de bilheteira na primeira semana de exibições em Nova Iorque.

Filme muito premiado

O filme de Raul Ruiz, baseado na obra de Camilo Castelo Branco e com argumento de Carlos Saboga, já foi exibido em França (onde continua em exibição, tendo sido visto por 100 mil espectadores), Espanha, Taiwan, Suíça e Bélgica e tem estreia assegurada noutros países, como Japão, Brasil, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. 

"Mistérios de Lisboa" foi galardoado com a Concha de Prata no Festival de San Sebastian, em Espanha, com o Prémio Louis Delluc, com o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo e com três Globos de Ouro nacionais. 

O filme é ainda um dos dez nomeados da edição deste ano do prémio LUX, atribuído pelo Parlamento Europeu e cujo vencedor será conhecido em novembro.

"Mistérios de Lisboa", protagonizado por atores portugueses como Maria João Bastos, Adriano Luz e Ricardo Pereira, foi apenas uma das nove longas-metragens que o chileno rodou em Portugal. 

Veja um trailer do filme "Mistérios de Lisboa":