Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu o ex-Presidente italiano Oscar Luigi Scalfaro

Oscar Luigi Scalfaro esteve na Presidência da República da Itália num dos períodos mais duros da história do país, em 1992.

Oscar Luigi Scalfaro, 93 anos, que foi Presidente da República de Itália de 1992 a 1999, morreu hoje em Roma, noticiaram os meios de comunicação transalpinos.



Scalfaro esteve na Presidência da República num dos períodos mais duros da história da Itália, segundo a Efe, que refere a questão da ofensiva da máfia siciliana "Cosa Nostra", com os atentados aos juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, em 1992.



A Efe cita ainda os anos do caso "Tangentopoli", a extensa rede de corrupção que envolveu todos os grupos partidários da altura, nomeadamente o Partido Socialista.



As exéquias de Scalfaro serão realizadas segunda-feira, em privado, a pedido da família, na Basílica de Santa Maria in Trastevere, na capital italiana.



Como todos os ex-Presidentes, Scalfaro, natural de Novara no Piemonte, ocupava o cargo de senador vitalício. O jornal "Corriere della Sera" afirma hoje num artigo assinado por Paolo Franchi que Scalfaro foi um expoente da ala mais conservadora da Democracia-Cristã, mas a sua defesa acérrima do Parlamento e da Constituição tornou-o um rival do primeiro Governo de Berlusconni (1994) e posteriormente um fiel aliado dos Executivos de Centro-Esquerda como os de Massimo D'Alema e de Romano Prodi.