Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Luis Alberto Mendes-Victor

O professor catedrático da Universidade de Lisboa e premiado investigador na área da Geofísica morreu ontem aos 81 anos.

O professor e investigador nas áreas de geofísica Luis Alberto Mendes-Victor morreu no domingo, aos 81 anos, informou hoje a Universidade de Lisboa.

Professor catedrádito da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa  desde 1991, Luis Mendes-Victor dedicou mais de 40 anos à investigação nas diversas áreas da geofísica, tendo sido diretor do Instituto Geofísico Infante Dom Luiz e presidente do Instituto de Ciências da Terra e do Espaço.

Foi também diretor-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (1977-1987), presidente do conselho de coordenação científica do Centro Universitário Europeu para o Património Cultural (Ravello) e presidente do Comité Consultivo Europeu para a Avaliação da Previsão de Sismos, do Conselho da Europa.

Em 1996 recebeu a Medalha Sergey Soloviev, da Sociedade Europeia de Geofísica, e em 2005 foi agraciado com o grau de comendador da Ordem de Santiago de Espada.

O corpo está hoje em câmara ardente na capela mortuária da Basílica da Estrela. O funeral realiza-se às 9h de terça-feira, no cemitério dos Olivais.