Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Eduardo Nery

O pintor e artista plástico faleceu hoje em Lisboa.

O artista plástico Eduardo Nery, que em 2012 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela sua obra, faleceu hoje em Lisboa, disse à Lusa uma amiga da família. 

Mónica Oliveira referiu que o artista tinha vários problemas de saúde e morreu hoje de manhã devido a "causa súbita".

O velório vai decorrer no domingo na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, e o funeral está marcado para as 12h de segunda-feira.

Eduardo Nery, de 74 anos, é mais conhecido pela sua obra de pintura, tendo realizado dezenas de exposições em vários pontos do país e no estrangeiro, mas também desenvolveu trabalhos em outras áreas, como a fotografia ou a gravura.

Também o seu trabalho em azulejo ficou mais conhecido através da obra na estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa.

Deu um importante contributo para a promoção da arte produzida por autores "fora dos circuitos culturais" e fazia parte direção da Associação Portuguesa de Arte Outsider.

Tapeçaria, pintura mural, colagem ou vitral foram outras áreas onde marcou presença e da extensa lista de exemplos de trabalhos apresentada no seu site na internet constam participações em exposições em diversos países de Espanha ou Alemanha ao Egito, Brasil ou EUA.