Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Lentes de contacto vão projetar imagens

Cientistas estão a criar uma nova geração de lentes de contacto biónicas que vão projetar imagens, como mensagens de email, perante os olhos

Alexandre Costa (www.expresso.pt)

Os cientistas da Universidade de Washington dizem que, após o sucesso dos testes realizados com animais, se encontram um passo mais próximo da criação de uma nova geração de lentes biónicas que projetem imagens para os olhos.

A investigação, divulgada no "Journal of Micromechanics and Microengineering", é referida num artigo da BBC.

Lentes de contacto que permitam ver mensagens de email, indicações da rota a seguir enquanto se conduz ou que levem os jogos de vídeo para um novo patamar. Pode parecer um cenário de ficção científica, mas parece não estar muito longe de se tornar realidade.

Fonte de alimentação ainda não resolvida

Das maiores dificuldades que os cientistas ainda têm de superar é a fonte de alimentação das lentes, que presentemente ainda só funcionam a poucos centímetros de uma bateria wireless.

Mas o sucesso dos testes realizados com coelhos deixou Babak Praviz, chefe da equipa de investigadores, bastante esperançado no avanço das investigações.

"O nosso próximo objetivo é incorporar algum texto pré-determinado nas lentes de contacto", disse Praviz.

Problema da distância focal superado

Normalmente, os olhos apenas conseguem focar imagens que se apresentem a alguns centímetros de distância.

O professor Praviz, cuja equipa se encontra a trabalhar em colaborações com cientistas da Universidade Aalto da Finlândia, afirma contudo já terem conseguido superar essa dificuldade, criando imagens que apesar de apresentadas junto aos olhos são visualizadas cabalmente.