Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

José Avillez é o chefe do ano para a revista "Wine"

FOTO RUI DUARTE SILVA

JMF Moscatel de Setúbal Superior 1911 foi considerado o melhor vinho do ano e o Pedro Lemos, no Porto, o melhor restaurante. Lisboa venceu na categoria Destino Gastronómico.

José Avillez, que assina as receitas da nova revista E do Expresso, foi considerado o Chefe de Cozinha do Ano de 2014 nos prémios "Os Melhores do Ano", entregues esta sexta-feira à noite pela revista "Wine - Essência do Vinho". Avillez, que em 2014 abriu um quinto espaço em Lisboa (o Mini Bar), expandiu o seu grupo ao Porto (Cantinho do Avillez) e conquistou uma segunda estrela Michelin para o Belcanto, foi distinguido pela terceira vez: em 2010 já tinha sido o Chefe do Ano e em 2009 foi eleito a Personalidade do Ano na gastronomia.

Esta última categoria foi conquistada nesta edição por Carlos Ferreira, um português radicado no Canadá, responsável pelo Ferreira Café, uma das referências gastronómicas de Montreal. Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, foi a Personalidade do Ano nos vinhos. O melhor restaurante foi o Pedro Lemos, no Porto - que em 2014 conquistou a primeira estrela Michelin -, e o Vinum at Graham's, na outra margem do Douro, em Gaia, conquistou o prémio para Melhor Serviço de Vinho.

O prémio de Vinho do Ano coube ao JMF Moscatel de Setúbal Superior 1911, produzido pela José Maria da Fonseca, e dois projetos da Bairrada venceram as categorias de Produtor do Ano (Quinta das Bágeiras) e Produtor Revelação (Projeto Vadio). Luís Duarte, da Herdade dos Grous e Herdade da Malhadinha Nova, entre outros, é o Enólogo do Ano de 2014 e António Lopes, do hotel Conrad Algarve, o Sommelier do Ano.

Lisboa sucede ao Porto como Destino Gastronómico do Ano. A revista "Wine" justifica o prémio com o recente fenómeno de "petisco com pinta", a maior concentração de bares de vinho do país e a melhor oferta de 'fine dinning' a seguir ao Algarve. "Lisboa não tem a gastronomia tradicional mais rica do país (essa está no Alentejo e no Minho), mas tem uma oferta eclética que permite percecionar um pouco do que todo o país pode oferecer em termos gastronómicos, do mais tradicional ao mais contemporâneo".

Os prémios da revista "Wine" são entregues desde 2008.

 

OS MELHORES DE 2014 SEGUNDO A REVISTA "WINE - A ESSÊNCIA DO VINHO"

 

VINHO

Vinho do Ano: JMF Moscatel de Setúbal Superior 1911 (José Maria da Fonseca)

Personalidade do Ano: Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

Produtor do Ano: Quinta das Bágeiras (Bairrada)

Produtor Revelação: Projeto Vadio (Bairrada)

Enólogo do Ano: Luís Duarte (Herdade dos Grous e Herdade da Malhadinha Nova, entre outros)

Sommelier Ao ano: António Lopes (hotel Conrad Algarve)

 

GASTRONOMIA

Personalidade do Ano: Carlos Ferreira (Ferreira Café, Montreal, Canadá)

Chefe de Cozinha do Ano: José Avillez

Restaurante do Ano: Pedro Lemos, Porto

Restaurante com melhor serviço de vinhos: Vinum at Graham's, Vila Nova de Gaia

Destino Gastronómico do Ano: Lisboa

Personalidade do Ano no Brasil: Ciro Lilla (proprietário das importadoras Mistral e Vinci)