Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

John Shepherd-Barron (1926-2010)

Morreu o inventor da primeira caixa electrónica do mundo (ATM), o hoje popular Multibanco. Escocês John Shepherd-Barron tinha 84 anos.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

John Shepherd-Barron inspirou-se nas máquinas de venda de chocolate para criar a primeira caixa electrónica (ATM) do mundo. Segundo disse, teve essa ideia após não ter conseguido entrar numa agência do seu banco para levantar dinheiro.

"Pensei que deveria haver uma maneira de se poder levantar  facilmente dinheiro em qualquer lugar do mundo, sem necessidade entrar numa agência bancária", disse numa entrevista à BBC, em 2007.

O inventor do sistema Multibanco explicou: "Imaginei uma máquina semelhante às que vendem chocolates, mas ao invés de chocolate receberíamos dinheiro".

Primeiro ATM testado no Barclays

Actualmente, existem cerca de 1,7 milhões de caixas Multibanco em todo o mundo. A primeira, inventada por Shepherd-Barron, foi instalada numa agência do Banco Barclays, num subúrbio do Norte de Londres, a 27 de Junho de 1967.

Como os cartões de débito ainda não tinham sido inventados, a máquina uitilizava cheques especiais que eram quimicamente codificados. Os clientes do banco colocavam o cheque numa gaveta e, após marcarem um código de identificação pessoal, abria-se outra gaveta com o dinheiro solicitado.

Inicialmente, Shepherd-Barron teve a ideia de criar senhas de seis dígitos, mas confessou ter reduzido para quatro após a sua mulher, Caroline, ter reclamado - numa conversa na cozinha da casa que habitavam - que seis números para memorizar eram de mais.

 

 

John Shepherd-Barron morreu dia 15, em Londres, de doença súbita.