Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Jogos sociais descem de popularidade no Facebook

Vários jogos online do Facebook descem de popularidade, muito por causa da mudança de política da rede social. Para combater esta tendência, Zynga lança novo jogo: o FrontierVille.

João Oliveira (www.expresso.pt)

Os jogos sociais têm registado, desde o seu aparecimento, um dos maiores crescimentos na área dos vídeojogos. No entanto, esta tendência tem vindo a inverter-se nos últimos meses.

De acordo com um estudo feito pela "Inside Social Games", 23 dos 25 jogos mais populares do Facebook têm vindo a perder adeptos na ordem dos 20%.

Muitos analistas atribuem ao Facebook as responsabilidades deste decréscimo, depois da mudança feita em Março no que diz respeito às notificações dos jogos na rede social.

A maioria dos jogos mudou para as notificações por email, o que não quer dizer que os jogadores tenham mudado também, podendo esta mudança ter reduzido a visibilidade dos jogos no Facebook.

Descida de popularidade não afecta os mais pequenos

No entanto, esta descida de popularidade dos maiores jogos não tem sido acompanhada por aplicações mais pequenas, que continuam a registar subidas de utilizadores diários.

Entre estes contam-se Mafia Wars, da Zynga, um dos primeiros jogos sociais, e o FIFA Superstars, da EA Sports, a aproveitar o Mundial-2010 na África do Sul.

Mais um Ville para a família

Para combater esta tendência, a Zynga, autora do jogo mais popular do Facebook - FarmVille -, decidiu criar uma aplicação para o novo iPhone 4, fazendo uso das notificações push do smartphone para manter os jogadores informados sobre o desenvolvimento da sua quinta.

Para além do FarmVille no iPhone, a Zynga lançou esta semana o FrontierVille, um jogo passado no faroeste norte-americano. A companhia espera que cinco milhões de jogadores experimentem o jogo esta semana.

A "família Ville" conta com vários jogos: FarmVille, FishVille, PetVille e o mais recente FrontierVille.