Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

General Hugo dos Santos morre aos 77 anos

Hugo dos Santos foi um dos principais impulsionadores do Movimento dos Capitães que levou ao 25 de Abril. Funeral para o cemitério de Rio de Mouro sai às 11h.

O general Hugo Manuel Rodrigues dos Santos, um militar de Abril, faleceu na noite de terça feira, no centenário da República, aos 77 anos de idade, informou à Lusa o coronel Vasco Lourenço.

"Pessoalmente, perco um amigo, Portugal perde um patriota, o MFA está de luto e, embora não sendo sócio da Associação 25 de Abril, aqui manifestamos o nosso pesar e apresentamos as mais sentidas condolências à sua família", escreveu Vasco Lourenço, lamentando a morte do general Hugo dos Santos.

Vasco Lourenço recorda o general Hugo dos Santos como um "militar de Abril desde a primeira hora".

"O então major Hugo dos Santos foi um dos principais impulsionadores do Movimento dos Capitães, sendo também um dos elementos mais ativos na conspiração, que nos levaria ao 25 de Abril de 1974. A importância de Hugo dos Santos levá-lo-ia a integrar o Posto de Comando instalado no RE 1, na Pontinha", relatou ainda Vasco Lourenço.

O corpo de Hugo dos Santos está na Igreja de Santo António, em Oeiras, desde as 17h de ontem e a missa de corpo presente será realizada hoje, às 10h00.

A saída para o funeral no Cemitério de Rio de Mouro está prevista para as 11h, onde o corpo será cremado.