Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Frederico Gil: "Adoro jogar com o público comigo"

O tenista português regressa ao Estoril Open, onde gostava de defrontar Roger Federer.

Alexandra Simões de Abreu (www.expresso.pt)

O melhor tenista português de sempre, Frederico Gil, vai marcar presença na 21ª edição do Estoril Open, que hoje começa. Gil conta com o apoio do público para fazer melhor do que o ano passado, em que foi derrotado na 1ª ronda pelo norte-americano James Blake, que também está de regresso ao Jamor.

A que encontro gostava de assistir neste Estoril Open 2010?

Frederico Gil contra Roger Federer.

Quem gostava de ver nas bancadas do Jamor?

Família, amigos, treinadores e todas aquelas pessoas que gostam e apoiam o ténis. Adoro jogar com o público comigo! É uma sensação única e espero que venham ver-me jogar e que encham o estádio.

Como encara esta 127ª posição no ranking, depois de ter figurado na 66ª? Com a melhor naturalidade possível. Faz parte de quem anda na luta e a tentar ser melhor todos os dias. Muitas vezes temos de descer para voltar a subir. Nesta vida do ténis é muito difícil manter sempre o mesmo ranking e estar sempre a superar. Os pontos só têm uma duração de 52 semanas, depois caem e temos de fazer os mesmos resultados que obtivemos o ano anterior. Agora é trabalhar duro e muito para voltar a subir.

Qual o momento mais marcante da sua vida?

Todas as vitórias são momentos marcantes, bem como as derrotas. Muitas vezes quando se perde aprende-se mais do que quando se ganha, mas quero sempre ganhar! Dedico todos os momentos mais marcantes - como o Estoril Open várias edições, a Taça Davis 2005, os meus resultados em 2009, etc. - aos meus pais, família e treinadores. Estou-lhes muito grato, sem eles e a ajuda que me dão nada disto seria possível!

Se tivesse poderes mágicos de que jogadores gostava de possuir a força, o serviço e a técnica?

Força do Nadal, técnica do Federer e serviço do Sampras. Acho que ficava um jogador poderoso, o que acham?

Com que regularidade se googla?

Quase todos os dias!

Que música gosta de ouvir antes das grandes competições?

Depende do estado de espírito, se preciso de me mexer e activar oiço música rápida, tipo house ou techno. Se estiver num dia em que preciso de estar mais calmo, em que já me chega o stresse do jogo e da competição, oiço música calminha, tipo Coldplay ou U2.

Depois de um encontro vitorioso que prato gosta de saborear?

Uma boa entrada, caprese, e um bom bife mal passado com batatas fritas.

Porque puxa os calções para baixo mais de "mil vezes" por jogo?

Porque muitas vezes eles sobem e eu não gosto de jogar com eles muito em cima. Mas este novo modelo ASICS que tenho já está à medida, vamos ver se continuo a puxar os calções!

Qual foi o conselho mais bizarro que o seu treinador, João Cunha e Silva, já lhe deu?

Não ler imprensa durante os torneios!