Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Frank Frazetta (1928-2010)

Morreu o autor de personagens clássicos da banda-desenhada como Conan e TarzanIlustrador norte-americano Frank Frazetta tinha 82 anos. (Veja no final do texto vídeos colocados no YouTube)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Em 1944, aos 16 anos, Frank Frazetta publicou as suas primeiras histórias. Tempos depois, começava a colaborar com as editoras EC Comics e National Comics. Trabalhou também com Dan Barry, em "Flash Gordon". Foi, ainda, assistente de Al Capp (escritor Alfred Gerald Chapplin), autor da série "Ferdinando".

Premiado cartunista e pintor, ilustrou centenas de livros e posters, e inspirou muitos outros artistas. Um das suas criações mais famosas foi a imagem de Conan, o bárbaro criado pelo escritor Robert E.Howard. Outra foi Tarzan.

As suas ilustrações apareceram também em capas de livros e álbuns de bandas de hard rock como "Expect no Mercy", dos Nazareth, e o disco de estreia homónimo dos Wolfmother.

Frazetta chegou a vender alguns de seus originais em leilões. No ano passado, "Conan, o conquistador" foi adquirida por um coleccionador por um milhão de dólares.

Ilustrador de referência no mundo da história aos quadradinhos, a sua obra pode ser vista em vários sites na Internet.

Em 2003, foi tema do documentário "Franz Frazetta: Painting With Faire".

Morreu dia 10, num hospital em Fort Myers, Florida, EUA, de AVC.