Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Esclarecido mistério da pirâmide voadora no céu de Moscovo

OVNI, ilusão óptica, fenómeno natural. As autoridades russas não comentavam e ninguém conseguia chegar a uma conclusão sobre a pirâmide voadora que sobrevoou a Praça Vermelha. Agora, sabe-se que se tratou apenas de uma massa de ar vinda do árctico, misturada com a luz do pôr-do-sol. (Ver vídeos no fim do texto)

Paula Cosme Pinto (www.expresso.pt)

Uma estranha pirâmide voadora planou no céu em plena Praça Vermelha, em Moscovo. Testemunhas, entre elas duas pessoas que filmaram e colocaram as imagens no YouTube, comparam o enorme objecto voador com a nave do filme "A Guerra das Estrelas". OVNI, ilusão óptica, imagens alteradas: Os dois vídeos da pirâmide voadora rapidamente se alastraram na web, transformando-se em tema de conversa entre os internautas, avança a "SkyNews". As autoridades russas não deram até ao momento qualquer explicação para o estranho objecto voador.

Há imagens captadas de noite e de dia. Ao todo, dizem as testemunhas, o objecto pairou sobre a Praça Vermelha durante cerca de quatro horas. Os mais cépticos, põem em causa a veracidade dos vídeos, alegando que se a pirâmide tivesse estado no céu tanto tempo haveria mais filmagens. Entretanto os meteorologistas explicam que o fenómeno se deve a uma massa de ar vinda do árctico, misturada com a luz do pôr-do-sol.Já os ambientalistas atribuem o fenómeno à poluição.

"O Dia da Independência" em Moscovo

O estranho caso da pirâmide voadora surge dois meses depois da capital russa ter assistido a uma formação anormal de nuvens, que levou os mais crédulos a falarem também de presença extra-terrestre. Em Outubro, quem olhou para o céu de Moscovo garantiu sentir-se parte integrante do filme "O Dia da Independência". Com a palavra OVNI a percorrer blogues, redes sociais e jornais russos, os meteorologistas apressaram-se a explicar o fenómeno: tratava-se apenas de uma massa de ar vinda do árctico, misturada com a luz do pôr-do-sol.