Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Chuva, rajadas de vento e neve nos pontos mais altos

Norte e Centro em alerta até às 21h por causa da chuva. O vento começará a soprar mais forte em diversos pontos do país e para a Serra da Estrela prevê-se  queda de neve.

Expresso, com Lusa

O dia de hoje está cinzento e continuará muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro, queda de neve e descida de temperatura, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A previsão de queda de neve restringe-se aos pontos mais altos da Serra da Estrela, a descida de temperatura será nas regiões do Interior Norte e Centro, com as mínimas a chegarem aos 11º no Porto, 14º em Lisboa e 15º em Faro.

Segundo o Instituto, preveem-se rajadas de ventos que podem ir até aos 90 quilómetros por hora, mas em princípio o vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 45 km/h).

14 distritos em alerta amarelo

Devido às más condições atmosféricas, o o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou catorze distritos em alerta amarelo, o que significa que apresentam uma situação de risco para algumas atividades.

Estão nesta situação os distritos de Viana do castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Santarém devido à chuva forte que deverá cair até às 21h.

Estão também estão sob aviso amarelo, Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre, o segundo menos grave de uma escala de quatro, não só por causa da chuva forte mas também pelo vento com rajadas.