Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Carro supersónico mais rápido do que um caça

O Bloodhound SSC deevrá atingir os 1.610 kms/h

O Bloodhound SSC, que será mais rápido do que alguns aviões a jacto, descolava quando ultrapassa a barreira do som. Um problema que os engenheiros já conseguiram resolver. (Veja o vídeo no final do artigo)

A equipa de engenheiros que está a construir o carro mais rápido do mundo já terá encontrado uma solução para o maior problema que tinha entre mãos: evitar que o veículo descole, tal como um avião, quando ultrapassa a barreira do som (1.225 kms/h), noticiou a BBC.

"Quando atingimos Mach 1.3 já conseguimos fazer com que parte anterior do carro não perca contacto com o solo", afirmou o director técnico do Bloodhound SSC, o veículo que deverá bater o actual recorde do mundo de velocidade atingindo os 1.610 kms/h no segundo semestre de 2011 na África do Sul.

"Até agora, enfrentámos grandes problemas. A estrutura aerodinâmica conseguia levantar até 12 toneladas e o veículo pesa, no máximo, 6,5 toneladas, o que lhe permitia voar", declarou à BBC John Piper.

Intel determinante

A entrada no projecto da Intel terá sido determinante para a resolução deste problema, asseguram os cientistas. Como?

Os super-computadores disponibilizados pela gigante norte-americana da electrónica permitiram simular 55 arquitecturas diferentes em apenas oito semanas. Antes da Intel, a equipa de design levou 18 meses a estudar 11 configurações.

O actual recorde do mundo velocidade foi estabelecido em 1997. O Thrust SuperSonic Car atingiu 1.228 kms/h.