Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Dezasseis distritos do continente sob aviso amarelo no domingo devido a chuva forte

ARMANDO FRANCA

As previsões do IPMA para domingo apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo persistente e por vezes forte nas regiões norte e centro e alto Alentejo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para 16 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e agitação marítima no domingo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Viseu e Évora estão sob aviso amarelo entre as 09h e a meia-noite de domingo devido à previsão de períodos de chuva, persistente, por vezes forte. Nos distritos da Guarda, Setúbal, Castelo Branco e Portalegre, o aviso vigora entre as 06h e as 21h, no distrito de Santarém entre as 03h e as 21h e em Vila Real entre as 03h e as 09h, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera em comunicado.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga também estão sob aviso amarelo devido à previsão de forte agitação marítima, entre as 06h15 e as 12h de domingo, e de chuva persistente, por vezes forte, entre as 03h e 09h de domingo.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave numa escala de cinco, prevê situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. As previsões do IPMA para domingo apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo persistente e por vezes forte nas regiões norte e centro e alto Alentejo, com queda de neve a partir do fim da tarde nos pontos mais altos da Serra da Estrela e a possibilidade de trovoada na região Sul a partir da tarde.