Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Famílias deitam no lixo 1,5 quilos de comida por semana

Desperdício alimentar nas cantinas dos hospitais chega 8,7 mil toneladas por ano, com um custo de €35 milhões. E há escolas onde mais de um quarto da comida vai para o lixo

Se cada família deitasse no lixo uma laranja por semana, ao fim de um ano seriam quatro quilos de laranjas desperdiçadas. Se os quatro milhões de famílias portuguesas fizessem o mesmo seriam quase 17 mil toneladas de laranjas ao fim de um ano. A perda rondaria os 25 mil euros e tudo só por causa de uma laranja. Só que as famílias estão longe de desperdiçar apenas uma peça de fruta por semana.

Estima-se que em Portugal cada família desperdice 80 quilos de alimentos por ano. Ou seja, um quilo e meio por semana. É como se deitasse ao lixo um pacote e meio de arroz ou duas latas de grão, dez maçãs ou quatro alfaces, todas as semanas. As estimativas constam do livro “Desperdício Alimentar”, de Iva Pires, professora e especialista em ecologia humana, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e que será lançado na próxima quinta-feira.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI