Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rui Moreira aliviado com luz verde para novo edifício pediátrico do São João

Rui Moreira com Marcelo Rebelo de Sousa na Feira do Livro do Porto

FERNANDO VELUDO/LUSA

Autarca afirmou, esta quinta-feira, estar muito satisfeito com solução à vista para o problema que a todos aflige há 10 anos. Embora não se pronuncie se a construção de raiz de um novo edifício pediátrico é a melhor via, Rui Moreira diz que melhor do que está será certamente

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

O presidente da Câmara do Porto afirmou estar “muito satisfeito” com o anúncio do Governo de autorizar o Centro Hospitalar de São João a lançar um concurso para a conceção e construção de novas instalações do Centro Pediátrico, a funcionar em contentores há quase uma década. “Acho que ficamos todos muito aliviados por finalmente existir luz verde para resolver o problema”, referiu Rui Moreira, lembrando que era um problema que “nos afligia a todos”.

“A boa notícia” foi comentada pelo autarca no final de uma conferência de imprensa de apresentação de um projeto de reabilitação da Avenida Fernão Magalhães e de um conjunto de ruas e eixos viários do Porto. Embora sem referir se a construção de um novo edifício de raiz no São João é a melhor solução, conforme despacho assinado pelos ministros das Finanças, Mário Centeno, e da Saúde, Adalberto Fernandes, Rui Moreira avançou que “melhor do que está, vai ser com certeza”.

O autarca lembrou que teve a oportunidade de se deslocar ao São João, onde se reuniu com a administração do centro hospitalar, e constatou “de facto, o quanto a pediatria precisava de uma intervenção” rápida.

O despacho do Governo autoriza a administração do Centro Hospitalar Universitário de São João a lançar o concurso para a conceção e construção de um novo Centro Pediátrico, opção justificada com "as limitações arquitetónicas" atuais, dispersão de serviços e recursos a instalações provisórias, que dificultam as condições de assistência aos doentes.