Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Portugueses preferem horário de verão

Gina Pricope/Getty

A proposta para alterar a atual diretiva e devolver a decisão horária aos Governos "está para muito breve", de acordo com fonte comunitária

Os portugueses foram os mais expressivos a dizer que querem ficar o ano todo no horário de verão: 79% dos que participaram na consulta pública organizada pela Comissão Europeia mostram-se favoráveis a esta opção, o valor mais elevado entre os 28. Segundo os dados a que o Expresso teve acesso, nos restantes países as respostas estão mais divididas, mas a maioria dos europeus também prefere a hora de verão em permanência.

Bruxelas tinha já revelado que 84% dos cidadãos quer parar de mudar o relógio duas vezes por ano (85% no caso dos portugueses). E a proposta para alterar a atual diretiva e devolver a decisão horária aos Governos "está para muito breve", de acordo com fonte comunitária.

Na próxima semana, durante o discurso sobre o Estado da União, o presidente Juncker poderá dar já algumas indicações. A Comissão quer aproveitar o embalo da consulta pública mais participada de sempre (4,6 milhões de respostas) para mostrar que há assuntos nos quais não há necessidade de se meter. Os alemães foram os mais participativos 3,79%, os portugueses foram 0,33% (34 mil cidadãos).