Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Governo aprova compra de 22 comboios regionais pela CP e fala de “marco histórico”

O esforço financeiro líquido do Orçamento do Estado com a CP ascendeu a 687 milhões de euros em 2015, 659 milhões de euros em 2016 e 520 milhões de euros em 2017

Foto Nuno Fox

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que este “é um marco histórico para a CP” já que é “a primeira vez em cerca de 20 anos que a CP vai ter um plano de aquisição de novo material circulante”. Material vai custar 168,21 milhões de euros

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o plano de aquisição de 22 comboios regionais para a CP, no valor de 168,21 milhões de euros, considerando o ministro da tutela que este "é um marco histórico".

"O Conselho de Ministros aprovou hoje o plano de aquisição de material circulante para a CP-Comboios de Portugal e autoriza a empresa a proceder à respetiva repartição de encargos ao longo de oito anos, no valor total de 168,21 milhões de euros", refere o comunicado hoje divulgado.

Na conferência de imprensa que decorre após a reunião do Governo, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, - que na quarta-feira já tinha feito este anúncio em Elvas - disse que este "é um marco histórico para a CP" já que é "a primeira vez em cerca de 20 anos que a CP vai ter um plano de aquisição de novo material circulante".

Para o ministro, “é evidente a necessidade de reforçar o material circulante para as linhas regionais”, para as quais se destinam estes novos 22 comboios, cujo concurso público será executado entre 2019 e 2026.