Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O que é que o frango assado tem? História de um vício português

LauriPatterson

Toda a gente gosta, toda a gente o maltrata. Relato de uma volta a Portugal em frango assado, um dos pratos mais populares e injustiçados dos últimos 60 anos. Da Póvoa de Varzim a Monchique, conheça as melhores churrasqueiras, as histórias e os segredos da ave que alimenta o país. Com piripíri, claro

Ricardo Dias Felner

A aldeia de Janas é uma povoação humilde, sem grande pitoresco nem arquitetura, à beira de Sintra. Um dos seus raros ex-líbris é a Capela de São Mamede. O outro é a Churrasqueira de Janas. Mas não há dúvida sobre quem atrai mais gente. Todo o tipo de gente. “Há dias, veio cá o primeiro-ministro, António Costa. Chegou de carro, estacionou e foi para o fim da fila. Como qualquer outra pessoa”, conta Pedro Rilhas, o proprietário, enquanto pincela um galináceo com molho de limão.

E se o fim da fila pode ser comprido! A lista de clientes da grelha de Janas estende-se pelas artes e pela política. Ana Bola é cliente, Luís Represas é cliente, Ângelo Correia é cliente. Os notáveis misturam-se com o operariado de Rio de Mouro, com agricultores da serra, com reformados da Escandinávia. É um concelho unido pelo frango, um país unido pelo frango, um país viciado em frango, um país alimentado a frango.

Para continuar a ler o artigo clique AQUI