Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mais de 1.600 operacionais estão a combater 30 incêndios

NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

Nos locais dos nove incêndios em curso, estavam em operação 1.336 homens, 362 viaturas e 19 meios aéreos pelas 18h00. Duas viaturas arderam no parque do quartel dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere

Mais de 1.600 operacionais estavam pelas 18h00 envolvidos em 30 incêndios, nove dos quais em curso, segundo informação da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC). Nos locais dos nove incêndios em curso, estavam 1.336 homens, 362 viaturas e 19 meios aéreos.

No distrito de Santarém, a Proteção Civil contabilizava três fogos em curso. Na localidade de Prado, cerca de três horas depois do início do incêndio estavam no local 172 homens, 45 viaturas e três aviões. Há ainda informação de um incêndio que deflagrou no parque dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, por causas ainda desconhecidas. Duas viaturas arderam.

Estas informações denunciam um agravamento da situação em Portugal Continental. às 14h45, mais de mil operacionais combatiam 17 incêndios, com o apoio de 279 viaturas e 15 meios aéreos, segundo a página da internet da Proteção Civil. A essa hora estavam com a informação "em curso" três fogos, que envolviam 873 homens, 235 viaturas e 11 meios aéreos.

A mesma fonte revelou que àquela hora estava em curso um incêndio em Pancas, concelho de Benavente e distrito de Santarém, registando-se, no local, 87 operacionais, 26 viaturas e um avião. Este fogo iniciou-se pelas 13:08.

Às 14h01 deflagraram chamas em Silveiras, concelho de Santiago do Cacém e distrito de Setúbal e envolviam 51 homens, 13 viaturas e um meio aéreo. O terceiro incêndio em curso é o de Monchique, que deflagrou cerca das 13h30 de sexta-feira, na localidade de Perna da Negra, tendo obrigado a retirar habitantes do sítio das Taipas e de Foz do Carvalhoso.

Ao início desta tarde, encontravam-se em Monchique 735 homens, 196 viaturas e nove meios aéreos. Os restantes incêndios estavam em resolução ou em conclusão. Face à dimensão do incêndio, o Plano Municipal de Emergência de Monchique foi ativado ao início da madrugada de hoje.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.