Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Detidas 23 pessoas por tráfico de droga no BOOM Festival

Foto D.R.

Quase todos os suspeitos são estrangeiros. Investigação da PJ iniciou-se há três meses

A operação "Lua Cheia", da Polícia Judiciária, fez 23 detidos, a maior parte deles no interior do recinto do BOOM Festival em Idanha-a-Nova, no âmbito do combate ao tráfico de drogas sintéticas ou drogas de desenho, "habitualmente consumidas neste tipo de eventos", de acordo com a Judiciária.

A investigação iniciou-se há três meses, com a finalidade de "sinalizar e neutralizar" a ação de indivíduos que se deslocam até ao nosso país, "com o único propósito de comercializar substancias proibidas".

Além das detenções, foram apreendidas 900 doses individuais de liamba, 1800 de haxixe, 3650 de MDMA, 75 de cocaína, 1100 de anfetaminas, 1216 pastilhas de ecstasy, 801 microselos de LSD, 26 frascos de LSD em estado líquido, 40 gomas impregnadas com LSD, 216 gramas de cogumelos alucinogénios, 492 gramas de substâncias vegetais impregnadas com DMT, 130 gramas de Ketamina, 77 gramas de ópio, 47 micropontos de mescalina, ou 11 balanças de precisão.

Quatro dos suspeitos estão em prisão preventiva. E um ficou proibido de voltar a entrar no recinto do BOOM Festival. Os restantes 18 aguardam ainda a decisão quanto às medidas de coação.

Ao final da tarde, a GNR anunciou por sua vez a detenção de 46 pessoas pelo mesmo tipo de crime no festival. A Guarda apreendeu no total 8498 doses de droga.