Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Guia para umas férias com menos plástico descartável

Martina Cjavez / EyeEm

A Quercus reuniu várias sugestões sobre como evitar o plástico descartável quando quiser fazer um piquenique, ir à praia ou acampar. São opções mais ecológicas e que também visam reduzir o lixo produzido. A associação ambientalista ainda não tem dados sobre se os portugueses estão ou não a reduzir o consumo de plástico descartável

Cinzeiros portáteis, copos, talheres, garrafas e palhinhas reutilizáveis, sacos de rede ou tecido e guardanapos de pano para embrulhar os alimentos são algumas das sugestões que a Quercus dá para reduzir o consumo de plástico descartável, produzir menos lixo e optar por hábitos mais ecológicos em diferentes atividades comuns durante o verão. São quatro 'kits' diferentes: para ir a uma esplanada, à praia ou piscina, para um festival ou até para acampar ou fazer um piquenique.

A luta contra a utilização de plástico descartável tem tomado forma nos últimos tempos, à medida que se toma consciência da quantidade de plástico que acaba em aterros e nos oceanos. A Quercus ainda não tem dados sobre se os portugueses estão ou não a consumir menos plástico. "Não existe essa caracterização, mas o que é certo é que as grandes superfícies como o Lidl estão a reduzir a quantidade de plásticos das embalagens, pelo que poderá haver uma quantificação num futuro próximo", aponta ao Expresso Carmen Lima, coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus.

"Com estas dicas é possível ir mudando pequenos hábitos do dia-a-dia, com mudanças que, apesar de parecerem pequenas, contribuirão para nos ajustarmos cada vez mais ao que têm sido as tendências para construir um futuro mais sustentável. A redução do uso de materiais em plástico descartável, substituindo-os por soluções reutilizáveis, e a separação do nosso lixo para reciclagem vai ajudar-nos a reduzir a poluição dos mares e oceanos, invertendo aquilo que tem sido a realidade atual", diz a coordenadora.

KIT PIQUENIQUE

DR

Optar por uma cesta ou um saco reutilizável para levar a comida para o piquenique é um bom começo. Talheres, pratos e copos reutilizáveis deve são a melhor opção, mesmo que depois os tenha de lavar. As marmitas de inox ajudam a manter os alimentos quentes e as garrafas em vidro ou inox são uma boa forma de transportar água ou sumos. E os guardanapos de pano podem servir para embrulhar sandes e funcionar como individuais ou toalha de mesa.

  • Garrafa de água reutilizável em vidro ou inox
  • Marmita para a comida quente
  • Sacos reutilizáveis para transportar fruta ou outros alimentos
  • Guardanapos para embrulhar sandes e servir de toalha de mesa
  • Repelente para os insetos, sem produtos químicos

KIT ESPLANADA

Alguns destes utensílios são úteis em qualquer momento e não apenas numa ida a uma esplanada. Andar com um saco reutilizável para as compras (até mesmo no carro, se for caso disso) ajuda a evitar o uso de um saco de plástico, caso precise ir às compras. Uma garrafa de água reutilizável em vidro ou inox, "com material isento de BPA (componentes químicos que poderão ser prejudiciais à nossa saúde)", como aponta a Quercus, é outra sugestão. Dentro do kit sugerido pela associação está um copo reutiizável em bambu e silicone, que pode ser usado para beber café e ainda uma palhinha reutilizável, caso pareça necessário. E que sirva para substituir as de plástico que por vezes os cafés e resturantes colocam à disposição. Estas palhinhas reutilizáveis já vêm com um escovilhão adequado para poderem ser lavadas por dentro.

  • Palhinha reutilizável em inox
  • Garrafa reutilizável para a água
  • Copo reutilizável em bambu e silicone
  • Saco reutilizável para as compras

KIT PRAIA OU PISCINA

Para além de chapéus e t-shirts com proteção à exposição aos raios ultravioleta, a Quercus sugere o uso de um protetor solar biológico. Para as crianças, é sugerida a utilização de fraldas reutilizáveis, que podem ser usadas na praia ou na piscina. É possível ir ainda mais longe nas opções e optar por uma espreguiçadeira feita com plástico reciclado.

  • Fraldas reutilizáveis para as crianças
  • Garrafa de água reutilizável em inox
  • Protetor solar biológico

KIT FESTIVAL

DR

Os copos reutilizáveis nos festivais tornaram-se mais comuns, evitando o desperdício e contribuindo claramente para a redução do lixo nos recintos. Se associada à ida a um festival, a opção for de acampar durante alguns dias, a sugestão da Quercus é usar um copo reutilizável (até há uns que se dobram e por isso são mais fáceis de transportar), um cinzeiro portátil, uma escola de bambu que possa substituir a de plástico. Há ainda alternativas como os champôs em barra, já vendidos em alguns supermercados e que vêm sem embalagem.

  • Copo reutilizável
  • Marmita em inox
  • Champô em barra, sem embalagem
  • Repelente para os insetos, sem produtos químicos
  • Escova de dentes em bambu
  • Cinzeiro portátil