Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ex-diretora da Cambridge Analytica vai estar no Porto

LEON NEAL/GETTY IMAGES

Brittany Kaiser foi uma das ex-diretoras que denunciou a empresa de análise de dados. Vai estar presente no Porto para participar no evento AnarchaPortugal, que decorre de 19 a 20 de julho

Brittany Kaiser, ex-diretora da Cambridge Analytica e uma das funcionárias que denunciou a recolha, pela empresa, de dados de perfis de Facebook, vai estar presente no Porto nos próximos dias 19 e 20, no evento Anarcha Portugal.

A antiga diretora vai participar numa conferência no primeiro dia do colóquio internacional que tem como objetivo “promover a liberdade, através da discussão de temas importantes para a sociedade do futuro, como o blockchain, as criptomoedas e a sustentabilidade”, conforme se lê no comunicado enviado às redações, segundo o qual o evento “trará à Alfândega [do Porto] dezenas de pensadores e opinion makers”.

Brittany Kaiser trabalhou na Amnistia Internacional e na campanha de Barack Obama antes de chegar, em 2015, à Cambridge Analytica. Foi uma das diretoras da empresa que denunciou a recolha dos dados de perfis de Facebook de 87 milhões de pessoas para influenciar o resultado das eleições norte-americanas de dezembro de 2016. Entre outras coisas, Kaiser divulgou uma série de documentos que mostram de que modo a empresa interferiu na saída do Reino Unido da União Europeia, ao manter ligações com o “Breitbart”, o site de notícias da alt-right norte-americana.

A antiga diretora também denunciou aquilo que designou por “cultura do velho oeste” dentro da empresa. “A privacidade tornou-se um mito. Controlar o comportamento das pessoas tornou-se uma parte essencial da utilização das redes sociais e da própria Internet. Ferramentas que deveriam fazer de nós pessoas livres e ligadas dividiram-nos ainda mais”, disse Brittany Kaiser há alguns meses.

Além de Brittany Kaiser, vão estar presentes no evento outros oradores, entre os quais Vít Jedlička, presidente da Liberlândia (uma autoproclamada Nação entre a Croácia e a Sérvia) e Susanne Tarkowski Tempelhof, fundadora da BitNation, associação que disponibiliza dados sobre “blockchain”.