Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Capitania do Funchal reboca cetáceo de grandes dimensões morto para alto mar

A Capitania do Porto do Funchal coordenou o reboque para o alto mar de um cetáceo de grandes dimensões à deriva entre a Ponta de Oliveira e a praia dos Reis Magos, no concelho de Santa Cruz

A Capitania do Porto do Funchal coordenou esta terça-feira o reboque para o alto mar de um cetáceo de grandes dimensões à deriva entre a Ponta de Oliveira e a praia dos Reis Magos, no concelho de Santa Cruz.

Em comunicado esta terça-feira divulgado, a Capitania revela que a operação foi dirigida pelo capitão do Porto do Funchal em coordenação com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC FUNCHAL), tendo intervindo uma embarcação salva vidas da Capitania e o navio da Marinha NRP Douro.

"Após confirmação por parte do Museu da Baleia que não existia interesse no exemplar, e dados os riscos associados à proximidade da orla costeira", foi solicitada ajuda ao Instituto Hidrográfica. De seguida iniciou-se o "reboque para o alto mar, para uma zona de maior influência da corrente oceânica, pelo navio NRP Douro", conclui.