Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Rui Pena, antigo ministro da Defesa

O advogado de 78 anos morreu esta manhã, vítima de cancro

Tiago Miranda

O advogado e antigo ministro da Defesa Rui Pena morreu esta segunda-feira aos 78 anos, vítima de cancro.

“A CMS Rui Pena & Arnaut comunica com profundo pesar e tristeza o falecimento do seu sócio fundador, Dr. Rui Pena”, pode ler-se num comunicado divulgado no site do escritório de advogados.

As cerimónias fúnebres começam esta tarde na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Rui Rodrigues Pena nasceu em Torres Novas, em 25 de dezembro de 1939, teve militância no CDS, tendo sido ministro da Defesa no Governo de António Guterres.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Rui Pena foi ministro da Defesa Nacional no governo de António Guterres entre 2001 e 2002 e ministro da Reforma.

Depois de ter fundado a sua primeira sociedade em 1987, o advogado tornou-se sócio fundador da CMS Rui Pena & Arnaut. Desde 2006 era presidente do Instituto das Sociedade de Advogados da Ordem dos Advogados e desde 2011 membro do Conselho Consultivo da Associação das Sociedades de Advogados Portugueses (ASAP).

Rui Pena desenvolveu “a sua actividade predominantemente na área do Direito Administrativo, com especial incidência no domínio da Contratação Pública, Energia e Ambiente”, acrescenta o site da sociedade de advogados.