Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mapa interativo: o retrato das médias nos exames em cada concelho do país

Na maior parte dos concelhos do país, as médias de exames do secundário e no 9.º são positivas. É sobretudo no interior Norte e no Alentejo que estão os concelhos com negativa no secundário. Arruda dos Vinhos destaca-se com a melhor média no 12.º e 9.º ano

Isabel Leiria

Isabel Leiria

texto

Jornalista

Raquel Albuquerque

Raquel Albuquerque

texto

Jornalista

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

infografia

Jornalista infográfica

Dois terços dos concelhos do país onde se realizaram exames nacionais do secundário conseguiram acabar o ano letivo passado com médias positivas, ou seja, acima de dez valores. Pintados a verde no mapa, esses concelhos estão sobretudo concentrados no litoral centro e norte do país.

Dos 275 concelhos com escolas secundárias onde houve exames, 186 ficaram com médias acima dos dez valores. À frente está o concelho de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, com uma média de 12,26 valores - a mais alta do país. No concelho existe apenas uma escola (Externato Alberto João Faria), do ensino privado com contrato de associação com o Estado e onde se realizaram 565 exames nacionais.

Além de Arruda dos Vinhos, só outros dois concelhos conseguiram médias de exame acima de 12 valores: Sátão (no distrito de Viseu) com 12,21 valores e uma só escola com secundário (a Secundária de Sousa Viterbo, com 281 exames) e o concelho de Caldas da Rainha (Leiria) com 12,17 valores, três escolas secundárias e 1318 exames nacionais.

Pelo contrário, com uma média negativa nos exames nacionais do ano letivo de 2015/16 ficaram 89 concelhos, ou seja, um terço do total. Cerca de um terço localiza-se no interior Norte, como são os casos de Almeida, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo ou Vila Nova de Foz Coa no distrito da Guarda, assim como Mirandela ou Vila Flore no distrito de Bragança. Há também alguns concelhos no Alentejo, como Arraiolos, Mora ou Estremoz, no distrito de Évora

Com a pior média fica Pampilhosa da Serra (Coimbra) com 6,55 valores, embora tenha tido apenas 16 provas de exame.

A branco, no mapa, veem-se alguns concelhos onde não houve exames nacionais do secundário, sobretudo na zona do Alentejo.

Arruda dos Vinhos volta a ser o concelho a estar à frente com a melhor média nas escolas básicas (67,4 pontos, numa escala de 0 a 100) com base nos exames de 9.º ano. Só há mais cinco concelhos com médias acima dos 60 pontos: Figueiró dos Vinhos (Leiria), Anadia (Aveiro), Coimbra, Carregal do Sal (Viseu) e Montemor-o-velho (Coimbra).

O retrato global do país com base nas médias dos exames de 9.º ano mostra que mais de metade conseguiu valores positivos (acima de 50 pontos), enquanto 46% dos concelhos teve resultados negativos.

O pior resultado fica no concelho de Mesão Frio, em Vila Real, com 32,9 pontos, seguido pelo concelho açoriano de Lagoa (33,4) e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança (33,7).