Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

FCT abre 1900 concursos para a contratação de bolseiros

Foto António Cotrim/Lusa

Segundo os dados Observatório do Emprego Científico, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) já validou 1814 casos de bolseiros que têm direito a um contrato de trabalho

As instituições de ensino superior e os laboratórios científicos já abriram concurso este ano para a contratação de cerca de 1900 investigadores ao abrigo da lei do emprego científico, avança o “Público” esta quarta-feira. Este número foi revelado na terça-feira pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, durante uma audição na Assembleia da República.

Segundo dados Observatório do Emprego Científico, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), entidade a quem compete financiar estas contratações, já validou 1814 casos de bolseiros que têm direito a um contrato de trabalho. Destes, 1791 concursos já foram abertos. Ou seja, quase 99%.

Neste momento, apenas nove laboratórios não têm ainda todos os contratos lançados - o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, o Centro de Neurociências e Biologia Celular ou a Universidade Católica Portuguesa, por exemplo.

De acordo com o matutino, as universidades e laboratórios científicos decidiram também abrir outros 119 concursos para a contratação de doutorados, sem garantia de financiamento por parte da FCT.