Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Parque automóvel em Portugal é o mais velho de sempre

Foto Getty Images

Desde 2000, a idade média das viaturas portuguesas passou de 7,2 anos para 12,6 anos, conta o “Jornal de Negócios” esta quinta-feira

O parque automóvel de Portugal está envelhecido. No ano passado, dos seis milhões de veículos que circulavam, 80% eram ligeiros de passageiros. Estes, por sua vez, tinham uma idade média de 12,6 anos, o valor mais elevado de sempre, garantiu fonte oficial da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) ao “Jornal de Negócios”.

Desde 2000, a idade média das viaturas passou de 7,2 anos para 12,6 anos, um envelhecimento que coloca Portugal mais próximo dos valores registados nos países de Leste do que da Europa Ocidental. Por comparação, em 1995, a idade média dos ligeiros de passageiros era de apenas 6,1 anos.

De acordo com a ACAP, o fim dos incentivos ao abate de viaturas e a crise económica contribuíram para o envelhecimento do parque automóvel.

Entre 2010 e 2017, a quantidade de ligeiros de passageiros com 20 ou mais anos de idade passou de cerca de 177 mil para quase 777 mil. Ou seja: um em cada seis automóveis que circulam nas estradas portuguesas hoje em dia têm mais de duas décadas de idade.