Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Ensaios clínicos em Portugal envolvem mais de oito mil crianças

Getty Images

Dos 22 hospitais onde correm os ensaios, dez estão na Administração Regional de Saúde do Norte, oito na de Lisboa e Vale do Tejo, três na do Centro e um na das regiões autónomas

Desde 2014 até maio deste ano, foram autorizados 58 de 59 pedidos de ensaios clínicos em crianças, estando prevista a participação de 8356 doentes, revela o “Jornal de Notícias” esta sexta-feira.

Segundo dados disponibilizados ao matutino pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), 89,9% dos pedidos foram feitos pela indústria farmacêutica e o remanescente pelo investigador.

A principal área terapêutica dos ensaios submetidos para aprovação são as doenças do sistema digestivo, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, com 16,9 % dos ensaios totais. Seguem-se depois as doenças do sistema nervoso, como a epilepsia, com 13,6%, as doenças congénitas e hereditárias com 13,6% e, para terminar, o cancro com 11,9%.

Caldas Afonso, diretor do centro Materno-Infantil do Norte, garantiu ao matutino que a receptividade das famílias “é muito grande” e tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Dos 22 hospitais onde correm estes ensaios, dez estão na Administração Regional de Saúde do Norte, oito na de Lisboa e Vale do Tejo, três na do Centro e um na das regiões autónomas.