Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Voos directos entre Bragança e Paris

As carreiras aéreas entre o Nordeste e a capital francesa acabam de ser retomadas, para funcionarem até 3 de Setembro

A AEROCONDOR retomou há uma semana as ligações aéreas entre Paris-Agen-Bragança, que vão continuar até 3 de Setembro, às sextas e segundas-feiras. O ATR 42-300 da empresa aterrou em Bragança com os 48 lugares ocupados e, segundo o director comercial da Aerocondor, Fernando Lopes, o mesmo sucederá nas próximas duas viagens entre Paris e a capital nordestina. Para o regresso a França esta tendência repete-se, uma vez que a lotação dos três últimos voos já está também esgotada.

«Já temos reservas para completar a lotação de três voos em ambos os sentidos, o que para já nos dá uma taxa de ocupação total de 58%», garantiu Fernando Lopes.

A maioria dos utilizadores é composta por emigrantes, já que continua a não ser hábito os residentes em Trás-os-Montes recorrerem ao avião para férias ou visitas aos seus familiares radicados em França. Recorde-se que as carreiras aéreas entre Paris e Bragança foram inauguradas a 29 de Julho de 2005, encurtandopara pouco mais de três horas a viagem entre as duas cidades. No Natal do ano passado, a carreira foi episodicamente retomada e, neste Verão, vai manter-se regular até 3 de Setembro, com chegada a Bragança ao final da tarde de sexta-feira e  partida para Paris na segunda-feira de manhã.

No próximo ano, a Aerocondor pretende voar entre Faro e Porto, operação que ainda não foi possível concretizar devido à autorização tardia dos franceses para a ligação Paris-Agen-Bragança. «Continuamos a ter esse projecto em mente, mas só é possível concretizá-lo se pudermos promover os voos internacionais com mais antecedência e não 15 dias antes, como voltou a acontecer este ano», diz Fernando Lopes.

Para assegurar as ligações entre Paris-Bragança-Porto e Faro, a empresa vai adquirir mais aviões ATR 42-300. «Temos quatro em perspectiva, que também farão voos charter e carreiras regulares entre Portugal e Espanha», revelou aquele responsável.

Enquanto esses novos aviões não chegam, os Dornier 228 que asseguram a carreira Bragança-Lisboa vão voar também entre o Porto e Faro. Segundo informação de Fernando Lopes, este último serviço realizar-se-à aos fins-de-semana, nos intervalos dos voos Bragança-Lisboa.