Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Universidade de Coimbra é a 266ª entre as melhores do Mundo

Católica e Nova de Lisboa também se situam no "top 500", em 277º e 338º lugares respectivamente.

A Universidade de Coimbra (UC) está entre as 300 melhores universidades do mundo, indica um "ranking" a divulgar pelo jornal londrino "Times", no seu suplemento dedicado ao ensino superior ("Times Higher Education Supplement") . Essa lista de excelência mundial está, por ora, apenas disponível na Internet (www.topuniversities.com) e dela constam as 500 melhores.

Coimbra é a primeira entre as instituição de ensino superior português e aparece à frente da Universidades Católica e da Universidade Nova de Lisboa, as únicas também incluídas no "ranking" e que se situam em 277º e 338º lugares, respectivamente. Este "ranking"será publicado em "papel" no mês que vem e tem à cabeça a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como o melhor de todos os estabelecimentos de ensino superior do Mundo.

O reitor da UC, Seabra Santos, defendeu entretanto que "num país com a nossa dimensão, não pode haver tantas instituições de ensino superior.". No entender do reitor, a evolução vai no sentido" da "segmentação" e da "afirmação pela qualidade", apontando igualmente e cada vez mais para a investigação científica e as pós-graduações.

O número alunos da UC , que actualmente frequenta estudos pós-graduados é de 18% do total da comunidade estudantil, ao passo que, em 01/02, representava apenas 6%. A academia de Coimbra é a "mais internacional do país", segundo o seu reitor, acolhando alunos de 56 nacionalidades.