Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Sexologia no Hospitalde São Teotónio

Esta nova valência terá início a 5 de Setembro, no sector 3 das consultas externas.

O HOSPITAL São Teotónio de Viseu apresentou recentemente o projecto de consultas de sexologia.  Esta nova valência terá início a 5 de Setembro, no sector 3 das consultas externas. O serviço irá funcionar às terças e quartas-feiras das 14h00 às 17h00.

A apresentação contou com a colaboração da especialista Graça Santos, do Hospital Universitário de Coimbra, e da terapeuta sexual Susana Lucas, que integrará as internas consultas de sexologia.

As consultas de sexologia servem para tratar doenças de foro sexual nos homens e nas mulheres como «a dispareunia, o vaginismo ou os problemas de disfunção sexual, que podem provocar problemas a vários níveis», referiu Graça Santos.

Este projecto têm também uma vertente educativa, como referiu a terapeuta sexual, Susana Lucas, durante a apresentação do projecto. «Para além de servir os utentes, pretende ainda, divulgar informação através de campanhas de prevenção na área da educação sexual» e chegar a várias pessoas. «Os públicos-alvo deste projecto são os cidadãos de Viseu, os técnicos do ensino básico e os estudantes», acrescentou.

A equipa deste projecto é formada por profissionais de várias áreas da medicina como sexólogos, psiquiatras, urologistas, ginecologistas, e profissionais de medicina interna.

As consultas surgem, segundo o relações públicas do Hospital São Teotónio, Luís Viegas, «porque a procura é grande por parte dos utentes que expõem esses problemas nas consultas normais, e também porque os profissionais de saúde sentem a necessidade de criar este sector para melhor responder aos doentes».