Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Salários pagos com leilão de equipamento

O equipamento da empresa de cerâmica Le Faubourg começou a ser leiloado, para pagar indemnizações e salários em dívida aos trabalhadores.

 

O primeiro leilão  já se realizou no passado dia 12 de Outubro, nas instalações da empresa das Caldas da Rainha, e o Sindicato dos Trabalhadores Cerâmicos estima que se tenham apurado €50 mil. Falta ainda leiloar uma grande parte do material, esperando-se que possa render um pouco mais de €700 mil. Os leilões vão incidir sobre um total de 205 lotes, compreendendo material de escritório, equipamento de fabrico de peças, empilhadores, porta paletes, veículos automóveis ou conjuntos de loiça.

O imóvel já é propriedade dos principais credores (banca), pois tinha sido dado como garantia dos empréstimos efectuados. Jorge Cascão, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Cerâmicos do Distrito de Leiria, diz que “tudo leva a crer" que a juíza do processo "fará reverter o dinheiro dos leilões a favor dos trabalhadores”.

A Le Faubourg – Manufactura de Cerâmica, SA (ex-Subtil) é a terceira mais antiga a funcionar nas Caldas, depois da Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro e da Secla. Eempregava cerca de 215 pessoas.

O pedido de insolvência da fábrica foi apresentado a 30 de Dezembro de 2005, tendo os trabalhadores continuado a laborar até ao final de Janeiro, mesmo com os ordenados de Novembro e Dezembro e o subsídio de férias em atraso.

A maioria dos trabalhadores despedidos continua desempregada, embora alguns tenham sido chamados para outras cerâmicas da região. Segundo Jorge Cascão, estes funcionários estão numa “situação difícil" tendo em conta que o sector. na zona das Caldas da Rainha e de Alcobaça "está em recessão e vem reduzindo postos de trabalho nos últimos anos”.

Os trabalhadores apenas receberam um pequena parta das verbas em dívida, por conta de  salários, subsídios e indemnizações, ao ser accionado o Fundo de Garantia Salarial da Segurança Social,.

Só isso lhes tem permitido viver nos últimos meses.