Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Sabores d'Aldeia destacam bica e azeite

São esperados milhares de visitantes e os produtos tradicionais assumem o papel de reis da festa.

Cristina Mota Saraiva/Reconquista

A freguesia de Monforte da Beira, no concelho de Castelo Branco, junta esforços para receber muitos forasteiros já este sábado. Trata-se da terceira edição da Feira dos Sabores d' Aldeia - Festa da Bica e do Azeite. Uma iniciativa levada a cabo pela Aldeia em Movimento - Associação Cultural, Recreativa e Desportiva, com os apoios da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

Teresa Freire, presidente da Associação, recorda que tudo começou com uma iniciativa quase familiar, que depressa cresceu com o segundo ano da sua concretização. Este ano espera-se ainda mais gente. A ideia inicial mantém-se, e passa por tentar fomentar a pequena economia. E por isso a organização prepara-se para confeccionar muitas mais bicas. Se no ano passado fizeram duas mil, este ano o número vai crescer substancialmente, até porque se espera a presença de cerca de quatro mil visitantes.

Para além disso, o certame conta, ainda, com outros produtos tradicionais, em exposição, como os queijos, os enchidos e o artesanato, chamando expositores de aldeias vizinhas.

A feira decorre na zona envolvente da Igreja Matriz e estende-se pelas ruas adjacentes. A comercialização, as tasquinhas que fornecem refeições e os espectáculos são os três factores, segundo Teresa Freire, que se conjugam para o sucesso da iniciativa.