Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Nossa Senhora da Assunção mais bonita e com mais fiéis

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas (concelho de Vila Flor), foi alvo de obras de requalificação, tendo os novos acessos, escadarias e centro de visitantes sido inaugurados na semana passada.

As obras no Santuário Vilas Boas custaram cerca de um milhão de euros e foram suportado em 25% pela Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF). Tratou-se de ampliar e requalificar o templo e a zona envolvente das festas, um objectivo apontado há vários anos mas que só agora foi possível materializar. “Estas obras engrandecem a região, o concelho e a diocese, pois queremos que o Santuário seja, além de um local de fé, também um centro de lazer”, considerou o pároco de Vilas Boas Delfim Gomes.

Com estas obras de fundo, o Santuário ficou muito mais bonito (“Algo que os fiéis e a região já mereciam", segundo o pároco) e a sua inauguração atraiu uma autêntica multidão de fiéis. Já para o presidente da Câmara, Artur Pimentel, foi finalmente"dignificado um espaço que recebe milhares de devotos todos os anos”.

A ampliação do santuário foi concebida a partir do simbolismo religioso. Um exemplo:"A passadeira atravessa o coração do Templo e liga a escadaria dos apóstolos à aldeia, pelo que une uma comunidade a um Santuário”, explicou Delfim Gomes. Quanto à pedra maciça, na praça maior, e os seus três degraus, esses representam a Santíssima Trindade.

O pórtico simboliza a porta de Jesus Cristo e separa duas realidades ligadas na festa: o sagrado e o profano. A escadaria central é constituída por cinco patamares, que têm dez escadas cada um a representar as dez Ave-Marias e Pai-Nossos.

A festa da inauguração contou com as actuações do Rancho Folclórico de Santa Maria e da Banda de Música de Vila Flor, seguidas de um espectáculo de música medieval com o grupo “La Batalla”.