Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Montemor inaugurou piscina coberta

A piscina coberta municipal de Montemor-o-Novo, inaugurada no passado dia 10, representa um investimento de €2,5 milhões, vai acolher, sobretudo, as vertentes da formação e da promoção da saúde, mas sem esquecer a competição nas suas seis pistas de 25 metros.

O novo complexo de piscinas cobertas representa um equipamento que Montemor-o-Novo necessitava e pelo qual já esperava há algum tempo. De acordo com Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal , "é uma mais-valia para a cidade e insere-se num programa de grandes equipamentos desportivos".

Além da piscina de competição, com 25 metros e seis pistas, este complexo integra ainda um tanque de aprendizagem, onde serão desenvolvidas, entre outras actividades, aulas de hidroginástica. Desta forma, destaca-se a função formativa e de promoção da saúde pública, para diversos escalões etários.

Na opinião daquele autarca, a componente da competição atrasou todo o projecto, pois "apenas nos financiavam pequenos tanques não superiores a 16 metros e nós entendíamos que Montemor precisava de mais". Negociações aturadas resolveram o problema e a povoação conta agora, de facto, com "um magnífica piscina".

Carlos Sá empenha-se agora na criação de um clube de natação em Montemor-o-Novo, adiantando que, "a partir do momento em que este equipamento esteja disponível, em breve se formará uma associação para promover a modalidade".

Este complexo representa, sem o terreno, um investimento de cerca de €2,5 milhões, sendo perto de um milhão financiado pela União Europeia. Quanto às despesas anuais que a piscina vai implicar, a autarquia não tem ainda um orçamento rigoroso. Pretenderia, no entanto, que "as receitas pudessem cobrir cerca de 40 a 50% dos custos", segundo o presidente da autarquia. O resto será a Câmara Municipal a assumir.

A inauguração da piscina contou com uma exibição de natação pura, a cargo dos dois clubes convidados, o Clube de Natação da Amadora e o Aminata de Évora. Decorreu também o Festival de Natação Sincronizada, organizado pela Federação Portuguesa de Natação.