Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Imago 2007 promove-se em festivais internacionais

O Festival Internacional de Cinema Jovem, cuja edição de 2007 está marcada para o Fundão, entre 29 de Setembro e 7 de Outubro, começou a ser promovido lá fora. Para já, na rota dos organizadores estão os festivais de Berlim e de Clermont-Ferrand.

O Festival Internacional de Cinema Jovem (este ano, 'Imago 2007') vai-se afirmando como principal iniciativa cultural do Fundão e realiza-se uma vez mais na Moagem, um belíssimo espaço recentemente recuperado para Centro de Artes e Cultura. As datas deste 'Imago 2007' já estão confirmadas (de 29 de Setembro a 7 de Outubro) e o tema também: 'Fotografia e Cinema- Da Película ao HD (Alta Definição)'.

Os organizadores já estão a tentar pôr este certame na montra dos festivais internacionais de cinema, tendo começado por Clermont-Ferrand, em França, que é considerado como um dos maiores festivais de curtas-metragens do mundo. A  promoção segue na Alemanha, onde o Imago será dado a conhecer ao público do Festival de Cinema de Berlim, que acontece de 8 a 18 de Fevereiro.

O 'Imago 2007' vai destacar o trabalho de nomes como David Lynch (realizador de Mulholland Drive, Twin Peaks e outros êxitos), ou o artista plástico Andy Warhol.

Este ano também fará figura de convidado especial o português Eduardo Serra, director de fotografia de filmes como “A Rapariga do Brinco de Pérola” (nomeado para o Óscar de melhor fotografia em 2004) ou do recente “Diamante de Sangue”.

Para esmiuçar o tema do certame -- a importância crescente da Alta Definição na produção cinematográfica -- a organização do Imago pretende contar com cineastas, directores de fotografia e artistas multidisciplinares na área do audiovisual e multimédia, para ajudarem a perceber o que podemos esperar desta revolução na imagem.