Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Empresa de Setúbal distinguida na Polónia

A construção de uma secção de auto-estrada, no Sul do país, valeu à TGA o prémio polaco 'Obra do Ano 2005'.

A maior empresa de construção civil do distrito de Setúbal e uma das maiores do país acaba de ser distinguida, pela excelência da sua participação no consórcio que construiu a auto-estrada 'A4', no Sul da Polónia. Trata-se da TGA (Teodoro Gomes Alho e Filhos, Lda,) e o seu principal responsável considera "muito importante" este prémio polaco ('Obra do Ano 2005'), sobretudo pelo "prestígio e pela força anímica que deu à empresa, que teve alguns problemas no início do projecto".

A distinção foi atribuída pela Associação Polaca de Engenheiros e Técnicos de Construção, em conjunto com alguns ministérios do Governo daquele país.

Há alguns anos, depois de um concurso público internacional que resultou inicialmente na escolha de uma empresa espanhola, a TGA foi escolhida para integrar o consórcio MSF – Moniz da Maia, Serra e Fortunato, Empreiteiros SA e TGA – para construir uma secção da auto-estrada A4 na Polónia.

Teodoro Gomes Alho recorda que a auto-estrada fora inicialmente adjudicada a uma empresa espanhola, mas posteriormente o Governo português conseguiu que a execução da obra lhe fosse atribuída.

"Esta decisão trouxe imensos problemas e até nos quiseram expulsar do país", disse, "mas olhámos sempre em frente e não desistimos. Hoje temos um processo a correr em tribunal, já que pedimos uma indemnização".

A construtora portuguesa tem outros projectos previstos para a Polónia, já que assinou três contratos de construção de infra-estruturas rodoviárias, num investimento total de €74,2 milhões. São obras importantes, no seguimento da política de internacionalização em que está a apostar.

"Já trabalhámos antes na Costa do Marfim, mas resolvemos apostar agora na Polónia, por ser um mercado maior", revela Teodoro Gomes Alho. A TGA pretende ainda instalar-se em Angola, tendo já apresentado algumas propostas.