Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Dinefer exporta nova tecnologia

Uma nova aplicação informática, que permite o controlo mais rápido de cablagens, pode ser vendida a fábricas de uma trintena de países

A EMPRESA Dinefer–Engenharias e Sistemas Industriais, SA , com sede em Castelo Branco, acaba de desenvolver um aplicação informática que permite testar cablagens em menos tempo e com maior rigor, algo fundamental em termos de controle de qualidade. O novo equipamento já foi testado e poderá interessar às fábricas da multinacional Yazaki, espalhadas por mais de 30 países.

O desenvolvimento deste equipamento surgiu precisamente de um acordo com a Yazaki e com a colaboração da Mind Solutions, uma participada da Dinefer. «A Yazaki tem equipamentos de teste de cablagens já relativamente antigos e, por isso, lançou-nos o desafio, há cerca de dois anos, de fazermos uma espécie de up-grade a esse equipamento», conta João Pedro Conceição, da empresa albicastrense..

O equipamento da Yazaki, que serviu de ponto de partida, permitia apenas realizar testes pouco complexos e obrigava o operador a colocar cassetes (eeprom) diferentes, em função do teste pretendido e da cablagem em causa. A Dinefer criou um dispositivo que, ligado ao velho equipamento, evita a troca de cassetes de teste para teste, além de permitir a realização de testes mais complexos. Após esta fase, a Dinefer e a Mind Solutions desenvolveram uma aplicação informática, que permite controlar o equipamento de testes de cablagens criado, através do computador.

«No fundo, adicionámos ao equipamento as funcionalidades que lhe faltavam, possibilitando assim realizar todos os testes que só os equipamentos mais recentes até aqui faziam», acrescentou João Pedro Conceição. Este trabalho está concluído e pronto a ser comercializado, embora neste momento só se destine às fábricas da Yazaki, pois foi desenvolvido em acordo com a multinacional. «Mesmo assim, podemos chegar praticamente ao mundo inteiro, a começar pela Europa», sublinhou o responsável da empresa de Castelo Branco autora desta nova e importante aplicação informática.