Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Crise atinge Aeroporto de Faro

Apesar da queda dos voos "charter", o Reino Unido continua a ser o mercado principal para este tipo de voos.

Sofia Cavaco Silva*

Menos lugares oferecidos apesar do reforço de rotas regulares para o Algarve vai ser a realidade do Aeroporto de Faro, durante o Verão de 2008, em que vão estar disponíveis 5.221.771 lugares em voos com destino a esta região, o que representa um decréscimo de dois por cento face a 2007.

Para o director do Aeroporto de Faro, Correia Mendes, a actual situação económica mundial, o aumento dos combustíveis e a necessidade de utilizar de forma mais efectiva o número de lugares disponibilizados para viajar até ao Algarve estão a origem do decréscimo.

"O que as companhias fizeram, mais do que decrescer, foi congelar a oferta para Faro, no pressuposto que a procura seria feita por viram mais pessoas por cada avião", explica Correia Mendes.

As companhias "low-cost" continuam a ganhar terreno às companhias aéreas tradicionais em todo o mundo e o Algarve não é excepção. Entre 2005 e 2008, a oferta de lugares nos voos "low-cost" passaram de 62 para 73 por cento, enquanto os voos "charter" ou tradicionais passaram de 38 para 27 por cento. Também ao nível da frequência de voos semanais esta tendência é notória.

Desde o passado dia 1 de Abril que a Ryanair está a realizar o voo Faro-Stansted, tal como a British Airways, a funcionar com a rota Faro-Gatwick desde 30 de Março. Glasgow é outro dos destinos que estão ligados a Faro desde 19 de Abril, bem como Oslo, ligado à região desde 5 de Abril. Paris, Basileia, Colónia e Zurique são outros dos novos destinos que já estão a funcionar.

Apesar da queda dos voos "charter", Correia Mendes afirma que o Reino Unido continua a ser o mercado principal para este tipo de voos e lembra que os países de Leste estão a afirmar-se como destinos emergentes já este Verão e cujos resultados serão conhecidos no final da época. Outro dos voos que está em fase de negociação é a ligação entre Lyon, França e Faro.

Novos serviços

A partir deste ano, o Aeroporto de Faro vai abrir cada vez mais as suas portas ao resto do sector turístico, de forma a disponibilizar de forma rápida e eficiente a várias informações como é o caso de voos, destinos e horários.

Nesse sentido, o site da ANA Aeroportos disponibiliza agora o serviço "Escolha o seu destino", uma nova funcionalidade que os responsáveis acreditam que irá ser útil para os turistas que procuram as várias hipóteses de deslocação para chegarem ao Algarve.

Ainda neste sector informativo, o aeroporto lançou recentemente um novo serviço de informação de voos em tempo real nas recepções dos empreendimentos turísticos da região algarvia. Este sistema já está em funcionamento no hotel Hilton, que foi parceiro no desenvolvimento do projecto e deverá ser alargado a outros estabelecimentos futuramente.

Estes são serviços que vêm reforçar outras apostas promocionais do aeroporto como por exemplo a campanha "Fly to Algarve" e os serviços de ligação entre o aeroporto e a zona de Huelva.

Recorde-se que esta zona é servida pelos aeroporto de Faro e de Sevilha, sendo o aeroporto algarvio um dos mais requisitados para receber turistas com destino àquela zona de Espanha.

Outra das novidades é a publicação do Relatório Anual de Tráfego, um relatório que vai ser distribuído por todos os empresários do sector no Algarve e que deverá permitir analisar e reagir às tendências do consumidor/turista e do mercado.

No futuro, alguns terrenos circundantes do aeroporto vão ser utilizados para a construção de um hotel que deverá dar apoio ao aeroporto, tanto para funcionários como para clientes.

Ainda sem data prevista para o início das obras, Correia Mendes comentou que a construção do hotel deverá demorar dois anos. Quanto ao projecto de construção de um Retail Park, Correia Mendes apenas referiu que o processo está em fase de negociações.