Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Cidadãos convidados a observar e proteger o litoral

Educação ambiental e sensibilização para os problemas do litoral são as razões do convite da associação Pato aos cidadãos do Oeste.

A Associação Pato é a entidade responsável pela coordenação do 'Coastwatch Europe', na faixa litoral dos concelhos de Óbidos, Caldas da Rainha e Alcobaça, e desenvolve um projecto de defesa e estudo ambiental dos sistemas litorais europeus. O 'Coastwatch" foi criado em 1989 na Irlanda e envolve voluntários e activistas de 23 países europeus, interessados no estudo e defesa das zonas litorais.

Este ano, a campanha de recolha de dados da Pato vai do início de Outubro a finais de Dezembro e consiste no preenchimento de questionários para a caracterizar o estado da faixa litoral, na época pós-balnear. Os dados assim recolhidos poderão depois auxiliar a fiscalização e o ordenamento da costa portuguesa.

Podem participar todos os cidadãos interessados, cabendo a cada participante o preenchimento de questionários relativos a uma unidade de costa. Estão compreendidas a aquisição de conhecimentos ao nível das ciências naturais, exactas e ambientais, sendo possível a sua abordagem em projectos escolares de Educação Ambiental.

O convite à participação é extensivo a escolas, associações, grupos de jovens e qualquer pessoa, individualmente. A Associação PATO pode ser contactada através do telefone/ fax 262881790 ou e-mail: associacao.tornada@netvisao.pt.