Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

A “nova” presidenta do Parlamento

Ana Sofia Castel-Branco ainda não tem direito a cartão de eleitor, mas aos 14 anos de idade prepara-se para ocupar a cadeira da presidência, no Parlamento dos Jovens marcado para o mês de Maio, na sala do Senado da Assembleia da República.

A jovem aluna do 9.º ano, na Escola EB 2/3 Cidade de Castelo Branco, foi escolhida para presidir à sessão nacional do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República para incentivar à participação cívica e política, através da apresentação e discussão de propostas que ajudem a resolver algumas questões do dia-a-dia.

A eleição de Ana Sofia no início do mês de Março em Vila Velha de Ródão, durante a sessão onde participaram alunos de nove escolas de todo o distrito. Destas foram seleccionadas quatro escolas, que em Maio levam até Lisboa oito jovens da região, entre os quais a presidente.

Ana conseguiu ser eleita presidente da sessão nacional depois de convencer os colegas das outras escolas da região, que também entraram na corrida. Mas após a eleição assumiu a postura de presidente de todos os jovens albicastrenses. “Até aqui defendemos todos a causa da escola, mas agora defenderemos a causa do distrito”, diz a jovem.

A  participação no Parlamento dos Jovens serve também para ajudar a pensar nos políticos a sério. Ana Castel-Branco entende que a tarefa destes nem sempre é fácil “porque não é possível agradar a toda a gente”.