Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

A nova atracção do Bacalhau à Mirandesa

O cardápio dos restaurantes do concelho de Miranda do Douro vai enriquescer-se, pela junção de uma nova proposta gastronómica (Bacalhau à Mirandesa) aos pratos de referência da região, alguns deles com justa fama nacional e internacional.

O “Bacalhau à Mirandesa” vai ganhar um lugar nobre na lista de petiscos de vários restaurantes do concelho de Miranda do Douro, passando a ombrear com especialidades de referência como a conhecida Posta de Carne à Mirandesa, o Cordeiro Churro Galego assado na brasa, o fumeiro e a doçaria tradicional, onde sobressai a famosa Bola Doce Mirandesa.

A confecção inicial deste novo prato estará a cargo da Confraria do Bacalhau de Ílhavo, que vai propor aos restaurantes novas formas de preparação do peixe. Depois, cada restaurante pode dar-lhe um toque pessoal, tal como acontece com outros pratos, como a Posta, no sector das carnes.

A ideia começou a ganhar forma no decorrer da Semana Gastronómica do Bacalhau, realizada em Miranda do Douro e que recebeu um número significativo de apreciadores do “fiel amigo”. Segundo o presidente da Associação Comercial de Miranda do Douro (ACIMD), Artur Nunes, “a confraria do bacalhau de Ílhavo já se comprometeu e está prevista a apresentação do primeiro prato de Bacalhau à Mirandesa, já no final deste mês”.

Terminado o certame ligado ao bacalhau, a promotora da iniciativa prepara, agora, uma nova forma de dinamizar o concelho, através do café. Este produto foi uma das principais mercadorias de comércio clandestino com os vizinhos espanhóis, no período anterior à abertura de circulação de pessoas e bens.