Siga-nos

Perfil

Expresso

Notícias

Estudantes constroem helicóptero a pedais

Um grupo de alunos está a desenvolver um aparelho que funcione unicamente através do movimento físico dos pés.

A possibilidade de pedalar no céu pode estar bem mais próxima do que imagina. Um grupo alunos da Universidade da Geórgia, nos EUA, está a trabalhar na criação de um helicóptero que funciona unicamente através do uso de pedais.

Os estudantes estão a desenvolver protótipos do aparelho, desde maio de 2011, para tentar criar um dispositivo que se adeque a um uso prático e simples e que possa ser usado num contexto de lazer, tentando diminuir o esforço físico necessário.

No decurso dos dois anos de trabalho, os alunos chegaram à conclusão que o aspeto fundamental a desenvolver para garantir o melhor funcionamento possível do helicóptero é apostar na eficiência da componente responsável pela rotação das hélices.

Dinheiro para a "versão final"

De acordo com os responsáveis pelo projeto, na sua página no "Kickstarter", o objetivo passa agora por angariar o dinheiro necessário para aprofundar as investigações, de acordo com as lições de dois anos de investigação, e construir um aparelho que voe.

Para a "versão final" do helicóptero, o grupo pede 20 mil dólares (15 mil euros) tendo já angariado 319 dólares (246 euros), quando faltam seis dias para o final da campanha.

Os estudantes planeiam ainda entrar na "Sikorsky Competition", que atribui 250 mil dólares (193 mil euros) a quem conseguir colocar no ar, pela primeira vez, um helicóptero unicamente conduzido pela força física humana.

Veja o vídeo do projeto: