Siga-nos

Perfil

Expresso

Notícias

App da Universidade de Aveiro escolhe programas de TV por si

Investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveram uma aplicação que permite escolher os programas de televisão.

A conhecida expressão que postula que, "daqui a pouco, os telemóveis fazem tudo menos chamadas" e alude às inúmeras possibilidades que, hoje em dia, os smartphones permitem, revela-se mais verdadeira a cada dia que passa. O mais recente exemplo vem da Universidade de Aveiro, onde um grupo de investigadores criou uma aplicação móvel que o ajuda de forma inteligente a escolher programas de televisão.



Desenvolvida no âmbito do 'TV Discovery & Enjoy' promovido pelo grupo Social iTV, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação da UA e financiado pela PT Inovação, o projecto tem como objetivo encontrar novas abordagens que permitam aos utilizadores de um serviço de TV paga encontrarem o programa televisivo que, num determinado contexto, mais lhes agradará ver.



Foi então trabalhado uma app, que abrange todos os conteúdos disponibilizados pelo Meo, operador da Portugal Telecom (PT), incluindo os programas das gravações dos últimos sete dias, e do canal de vídeo-on-demand.



Pedro Almeida, um dos investigagores ligados ao projecto explicou, em declarações à Lusa, que com esta aplicação, os telespectadores deixam de ter  que fazer zapping para encontrar o programa mais interessante: "Com três ou quatro escolhas rápidas, a aplicação apresenta-nos um leque de 10 ou 15 sugestões, de um conjunto de mais de 10 mil conteúdos, que potencialmente se adequam àquilo que naquele momento tenho interesse em visionar".



A aplicação móvel , encontra-se ainda na fase de protótipo e vai ser testada em abril.